Amazonas
Estudo projeta esgotamento de leitos de UTIs em Manaus a partir desta quarta-feira, 8 de abril
Em Manaus, o esgotamento de leitos de baixa complexidade pode ocorrer entre 26 e 30 de abril, os de leitos de UTI entre 8 e 18 de abril e de ventiladores mecânicos entre 26 de abril e 4 de maio.
Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na última semana, alerta que serviços hospitalares do Brasil devem começar a sofrer escassez de leitos (tanto de baixa complexidade como de UTI) e ventiladores mecânicos ainda este mês por causa da pandemia de coronavírus. Em Manaus, o esgotamento de leitos de baixa complexidade pode ocorrer entre 26 e 30 de abril, os de leitos de UTI entre 8 e 18 de abril e de ventiladores mecânicos entre 26 de abril e 4 de maio, segundo o estudo, noticiado pelo UOL.
O levantamento ‘Demanda por serviços de internação de pacientes com Covid-19 no Brasil’ foi feito em parceria com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e leva em consideração 12 cenários distintos, com datas diferentes para o colapso nos sistemas de saúde de nove regiões metropolitanas.
Nove cidades, entre elas Manaus, tiveram previsão de esgotamento de leitos de hospitais, leitos de UTI e ventiladores mecânicos a partir deste mês. O estudo considera 12 cenários possíveis de datas para o colapso em cada cidade .Nos casos mais otimistas, o esgotamento ocorre em maio; nos mais pessimistas, deveria ter iniciado em março.
Cada região tem suas especificações, que levam em consideração quantidade de hospitais e leitos disponíveis, assim como aumento na quantidade de casos confirmados de covid-19. Os detalhes da metodologia podem ser conferidos na íntegra em inglês.
No melhor dos cenários previstos pelo estudo, São Paulo, capital do estado com maior quantidade de casos do país, tem o esgotamento de leitos de baixa complexidade previsto para o dia 19 de abril; no pior dos cenários, a escassez chegaria no dia 12 deste mês.
Publicado na última quarta-feira, o texto alerta para a necessidade de se construir hospitais de campanha com novos leitos e ventiladores, intensificar o isolamento social e aumentar os testes feitos na população. Com essas medidas, seria possível adiar ou mesmo evitar o colapso no sistema de saúde.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário