Conecte-se conosco

Manaus

Maio Amarelo chama a atenção para o aumento das mortes no trânsito de Manaus, com motociclistas como maioria das vítimas

De acordo com um estudo divulgado pela Gambling.com, empresa de serviços de marketing digital para a indústria de jogos online, Manaus é a segunda cidade do País – atrás apenas de São Paulo – com os piores condutores.

maio-amarelo-chama-a-atencao-p

No mês em que o Brasil inicia a campanha Maio Amarelo, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana de Manaus (IMMU) informou que, de janeiro a abril de 2024, 95 pessoas morreram em acidentes de trânsito na cidade, contra 78 no mesmo período de 2023, um aumento de 21,8%. A maioria das mortes envolve motocicletas, com 49 mortes dos casos em 2024 e 34 em 2023. Em 2023 houve 254 acidentes de trânsito com vítimas fatais.

O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014,[2] com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011.

Conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir mortes. Essa é a proposta da campanha Maio Amarelo 2024, lançada pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Na edição deste ano, o tema escolhido, por meio de voto popular, foi “Paz no trânsito começa por você”. A campanha prevê uma série de ações a serem desenvolvidas por órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Dados do Ministério da Saúde, que monitora as internações e as mortes no trânsito, mostram que, em 2022, 34 mil pessoas perderam a vida no país em razão de acidentes de trânsito. Foram contabilizadas ainda 212 mil internações, gerando um custo total de R$ 350 milhões para o setor.

De acordo com um estudo divulgado pela Gambling.com, empresa de serviços de marketing digital para a indústria de jogos online, Manaus é a segunda cidade do País – atrás apenas de São Paulo – com os piores condutores.

A Gambling.com realizou uma pesquisa para descobrir quais são as cidades onde se dirige pior em todo o Brasil. A pesquisa realizada com mais de 2.000 brasileiros de diferentes estados revelou quais são as cidades onde se conduz pior em todo o país. São Paulo aparece no topo da lista. Manaus e Rio de Janeiro também são, segundo a opinião dos entrevistados, as outras cidades que lideram a lista das piores em conduzir carros. Os resultados da pesquisa diferem em certa medida das estatísticas de acidentes por cada 10.000 habitantes.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 10 =