Conecte-se conosco

Mundo

Gripe aviária: OMS emite alerta após surto nos EUA e contraindica consumo de leite fresco

Surto da doença entre vacas leiteiras nos EUA motivou recomendação, embora a possibilidade de transmissão do vírus H5N1 por meio do consumo do alimento ainda esteja em investigação.

gripe-aviaria-oms-emite-alerta

Na última sexta-feira, 26, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre o risco de transmissão do H5N1, vírus causador da gripe aviária, por meio do consumo de leite fresco. A doença, que inicialmente era conhecida por afetar principalmente aves domésticas e silvestres, tem despertado preocupações devido à capacidade de infectar uma variedade cada vez maior de espécies e à expansão de seu alcance geográfico.

Embora a presença do vírus H5N1 tenha sido detectada no leite, ainda não está claro se a doença pode ser transmitida pelo consumo desse alimento. No entanto, a OMS solicitou que os países permaneçam vigilantes diante da possibilidade de transmissão do vírus de animais para seres humanos.

O alerta foi emitido pela OMS após a Food and Drug Administration (FDA), órgão americano de vigilância sanitária, anunciar a detecção de fragmentos do vírus em uma em cada cinco amostras de leite cru comercializadas nos Estados Unidos. Portanto, ambos os órgãos recomendam o consumo de leite pasteurizado, submetido a altas temperaturas para eliminar possíveis micro-organismos, como medida de segurança.

“A investigação sobre o vírus detectado no leite, bem como seu potencial papel na transmissão, está em andamento”, afirmou a OMS em comunicado.

A entidade internacional recomenda que os países implementem medidas de controle de infecções e reduzam a exposição humana a aves e mamíferos possivelmente infectados com a gripe ou outros vírus da influenza.

Antes da descoberta dos fragmentos do vírus no leite, um surto de H5N1 foi identificado em 33 rebanhos de oito Estados dos EUA, fato que motivou a investigação sobre o leite. Pelo menos uma pessoa no Texas foi diagnosticada com gripe aviária após ter contato direto com vacas leiteiras supostamente infectadas, mas não apresentou sintomas graves.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + sete =