Brasil
Estiagem: Stock Car lança campanha contra seca dos rios da Amazônia
Amazon Desert Rally alerta para desertificação dos rios da floresta amazônica
“Não patrocine essa corrida”. Com um alerta para o “ponto de não retorno”, a Stock Car lançou uma campanha de proteção aos rios da Amazônia. O Amazon Desert Rally ressalta a desertificação da floresta, que forma o terreno perfeito para rallys. Apenas em 2023, a seca causou a perda de 130 milhões de litros de água dos rios.
O rally não é real, mas o alerta sim. A desertificação na floresta amazônica ganha uma preocupação maior ano após ano. Caso nada seja feito em relação às secas nos rios, a corrida poderia ser realizada no deserto que seria criado.
Na corrida sprint da etapa de São Paulo da Stock Car, vencida por Cesar Ramos, o responsável pela bandeirada final foi Celso Suruí. Líder da Aldeia Paiter Suruí, localizada em Cacoal, no estado de Rondônia, o indígena afirmou que é preciso ter um olhar atento ao que ocorre na floresta para que o rally não se torne real.
– Interlagos é um lindo ambiente de corrida, não a região onde eu moro. Não queremos que esse rali aconteça na Amazônia. Esperamos conscientizar as pessoas para o grave problema que estamos enfrentando e, se não mudarmos nossas atitudes, não veremos mais rios na nossa região em um futuro próximo – afirmou.
A Stock Car segue medidas para apoiar a sustentação ambiental, como aponta Fernando Julianelli, CEO da Vicar, responsável pela categoria. Segundo o dirigente, todas as etapas da Stock têm as emissões de carbono zeradas, e eles são os responsáveis pelo plantio de 1700 árvores em Belo Horizonte.
– Muitas vezes, não nos damos conta da responsabilidade que temos como consumidores e como sociedade em geral. Se você combater o uso dos recursos amazônicos, mesmo que seja só na sua casa, já estará ajudando a preservar a floresta. Daí o nosso slogan: “Não patrocine essa corrida” – disse o dirigente.
As informações são do Globo Esporte.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário