Amazonas
Técnicos de Manaus apresentam inovação para facilitar tratamento contra Covid-19
De acordo com o diretor-técnico do hospital Samel, o médico Daniel Fonseca, quatro pacientes receberam alta, em menos de cinco dias, evitando a intubação
Os técnicos da Clínica Samel, em Manaus (AM), apresentaram em vídeos postados nas redes sociais, uma inovação, simples e barata, que pode ajudar a evitar contaminação de coronavírus dentro dos hospitais e diminuir a entubação de pacientes graves , uma espécie de câmara, feita de canos de PVC e plástico. O equipamento foi idealizado por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Amazonas (Senai-AM).
De acordo com o diretor-técnico do hospital Samel, o médico Daniel Fonseca, quatro pacientes receberam alta, em menos de cinco dias, evitando a intubação que está sendo utilizada no combate ao Covid-19. “A intubação orotraqueal exige tempo de, no mínimo, 15 dias. Os pacientes evoluem para traqueostomia. E vão do padrão de vidro fosco para consolidação pulmonar, rabdomiólise, hepatite e encefalite”, diz.
A ventilação não invasiva evita a intubação de pacientes. A ventilação invasiva é prescrita pela dissipação dos aerossóis, que acaba contaminando toda a equipe. Há seis dias, o hospital conseguiu parar de intubar os pacientes. O tempo médio de permanência ficou em cinco dias. Isso permite ao s hospitais uma rotatividade maior de leitos, informou Daniel Fonseca.
O aparelho não necessita exclusivamente de ventilador, substituindo esse equipamento, de uma forma mais barata e acessível. Os fisioterapeutas Manoel Santana e Elton Rico fizeram a demonstração do funcionamento do aparelho. As cápsulas, que fazem parte do sistema, são de fabricação também simples.
Veja o video:
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário