Brasil
Ministério da Saúde: novo coronavírus já estava no Brasil desde 23 de janeiro
Até então, confirmação de 26 de fevereiro era tida como o primeiro registro da doença no país
Uma investigação epidemiológica revelou que o primeiro caso de Covid-19 no Brasil data de 23 de janeiro, portanto, um mês antes daquele que era tido até então como o primeiro registro da doença no país. A informação foi passada em coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (2), pelo secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.
O caso, importado, é referente a uma hospitalização ocorrida ainda no primeiro mês de 2020 e foi detectado graças a uma análise retroativa de casos de síndrome respiratória realizada pelo Ministério da Saúde. “Não há dúvida de que é caso confirmado”, disse Wanderson, sem detalhar sexo, idade, cidade e atual condição de saúde do primeiro paciente.
Até hoje, era considerado primeiro caso de Covid-19 o de um paciente de 61 anos, de São Paulo, confirmado no dia 26 de fevereiro.
O balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado hoje, aponta que o Brasil tem 7.910 casos confirmados e 299 mortes relacionadas à doença causada pelo novo coronavírus. No dia anterior, o país tinha 6.836 casos confirmados e 241 mortes.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário