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Manaus

Vendas no período da Páscoa devem aumentar em 3% em relação a 2013, prevê CDL Manaus

O levantamento revelou que 61,3% dos entrevistados pretendem realizar compras nesta época, sendo que os principais fatores que influenciam a compra são o gosto por chocolates.

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Passada a folia do carnaval, o calendário de vendas do varejo nacional começa os preparativos para a Páscoa. Segundo pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) foram adquiridas 38 mil toneladas de chocolate para a produção de diversos produtos. O levantamento estima um crescimento nas vendas de 3% em relação ao ano passado e movimento de cerca de cinquenta e nove milhões e seiscentos mil no comércio de Manaus, com um ticket médio de aproximadamente R$ 152,00.

O levantamento revelou que 61,3% dos entrevistados pretendem realizar compras nesta época, sendo que os principais fatores que influenciam a compra são o gosto por chocolates (51%); costume de presentear (27%); tradição (19%); outros motivos (16%); consideram um gesto importante (5%) e (4%) para retribuir um presente.

O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag comenta as expectativas para a data.
“A Páscoa de 2024 promete ser excepcional. Com uma vasta variedade de ovos de Páscoa e outras opções disponíveis em supermercados e lojas. Agora, contamos com o apoio da população para aderir a este momento, fazendo com que seja uma época de alegria e de compartilhar presentes, especialmente para as crianças, tornando a Páscoa de 2024 verdadeiramente memorável”, disse Assayag.

O que pretendem comprar?

De acordo com o levantamento, os itens mais desejados para a Páscoa são: ovos de chocolate com (54%); caixa de chocolate (54%); ovos caseiros (45%); barras de chocolate (43%); cestas personalizadas (16%); colamba pascal (14%) e outros (5%).

Quem pretendem presentear?

A pesquisa revelou que durante o período festivo, os entrevistados têm a intenção de presentear diferentes pessoas. Os filhos foram a primeira escolha, com (48%) dos entrevistados pretendendo presenteá-los; seguido pelos pais e mães, com (38%). O cônjuge foi escolhido por (29%) dos entrevistados, enquanto (23%) pretendem presentear irmãos. (21%) pretendem presentear a si mesmo; (20%) namorado (a); enquanto sobrinhos foram (18%); amigos (16%); netos, colegas, professor, afilhado, enteado (a) e outros (5%).

Locais onde preferem fazer as compras

Com relação ao local onde os entrevistados preferem fazer suas compras, os dados indicam que (34%) optam por supermercados; enquanto (23%) preferem ir ao shopping center. Uma parcela de (23%) prefere fazer compras em confeitarias; (7%) preferem o comércio de bairro; (5%) optam por fazer compras em lojas virtuais ou pela internet e (4%) comércio do Centro.

Fatores que influenciam na compra

A pesquisa também identificou os principais fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores entrevistados. Dos participantes, (79%) consideram que a qualidade do produto é um fator determinante. Além disso; (64%) afirmaram que promoções e descontos são decisivos; enquanto 43% procuram por locais de fácil acesso; (30%) prezam pelo atendimento; (29%) valorizam a diversidade de produtos oferecidos; (23%) optam por facilidade de pagamentos e frete grátis; enquanto (20%) prezam por comodidade e (2%) outros fatores.

Quanto pretendem gastar?

Ao serem questionados sobre o valor que pretendem gastar, os entrevistados apresentaram as seguintes respostas: (43%) pretendem gastar entre R$ 101 a R$ 200; (39%) planejam gastar até R$ 100; (11%) estão indecisos e (7%) estimam gastar de R$ 201 a R$ 400;

Formas de pagamento

Sobre a forma de pagamento, (59%) dos clientes optam pelo pagamento no pix; (23%) preferem cartão de débito e dinheiro, enquanto (20%) preferem o cartão de crédito parcelado. Já o cartão de crédito à vista é a escolha de apenas (16%) dos clientes, enquanto (4%) ainda não decidiram como irão realizar o pagamento.

Onde pretendem comemorar a Páscoa

Os entrevistados foram questionados sobre seus planos para comemorar a Páscoa e a maioria expressou que passará a data em casa – um total de (68%). Outros (13%) disseram que celebrarão com seus parentes, enquanto (9%) optaram pela casa dos pais. Apenas (2%) têm planos de viajar, enquanto outros (2%) e (6%) ainda não se decidiram.

Metodologia

O levantamento foi conduzido por meio de uma combinação de Google Forms, aplicativos de mensagens e entrevistas pessoais durante o período de 9 a 20 de fevereiro. O universo da pesquisa envolveu 2.285 questionários aplicados a homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, residentes na zona urbana de Manaus.

Comércio

A venda de itens para a produção de ovos e doces em geral deve crescer em torno de 20%. É o que aponta o Grupo Queiroz, empresa referência no segmento.

O diretor do Grupo, Anderson Queiroz, ressalta que, para os empreendedores, principalmente aqueles que trabalham na área de confeitaria, a Páscoa é uma das principais datas do ano, com incremento considerável nas vendas.

“Os que trabalham com a produção de ovos já iniciaram a confecção desde o início do mês e estão com excelente expectativa para as vendas. A tendência é que, passado o carnaval, comecem as encomendas para presentear amigos e familiares na Páscoa e, consequentemente, a produção dos confeiteiros vai aumentar”, destaca.

Para atender a demanda, o Grupo Queiroz reforçou o estoque dos principais insumos usados pelos profissionais, como chocolate, ingredientes para recheios e confeites, embalagens e formas. “Estamos com tudo pronto para atender do pequeno ao grande empreendedor. O movimento já está aquecido e, nas próximas semanas, deve ser intensificado”, frisa.

Empresas e profissionais que atuam no interior do estado também contam com o suporte da Queiroz. O grupo atua com a venda no atacado e está preparado para atender a demanda dos lojistas do interior. O Centro de Distribuição funciona 24h.

Supermercado

O Pátio Gourmet prevê um crescimento de 15% em relação ao ano passado, incluindo toda a linha de produtos tradicionais do período, como chocolates, vinhos, azeites e pescados. Linha de ovos e esculturas para a Páscoa de 2024, assinada pelo cheff Lucas Pyetro, são lançadas pelo Pátio. Além da linha de produtos de fabricação própria, também investiu nos Ovos de Páscoa de marcas tradicionais, como Nestlé e Garoto, além da variedade de barras de chocolate importadas e as caixas presenteáveis.

O gerente comercial do Pátio Gourmet, Yuri Oliveira, destaca que a preparação para a Páscoa iniciou no segundo semestre de 2023. “O cheff Lucas pesquisa as principais tendências do mercado, visita parceiros como a Nestlé, e desenvolve as criações de esculturas e os novos sabores de ovos de Páscoa. No final do ano, já iniciamos a fabricação para atender a demanda, que deve ser intensificada nas próximas semanas”, explicou.


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