Conecte-se conosco

Brasil

Pesquisa da Serasa aponta que 39% das mulheres da Região Norte são as únicas responsáveis financeiras da família

A pesquisa ouviu 2.131 mulheres de todas as regiões do país e constatou que 93% das mulheres participam ativamente nas finanças das famílias.

A pesquisa ‘A Relevância das Mulheres nas Finanças Brasileiras’, realizada pelo Instituto Opinion Box, a pedido da Serasa, para marcar o Dia Internacional das Mulheres, apontou que 39% das mulheres da Região Norte afirmaram que são as únicas responsáveis financeiras da família, acima da média nacional, de 32%.

pesquisa-da-serasa-aponta-que-

 

pesquisa-da-serasa-aponta-que-

A psicóloga Valéria Meirelles acredita que essa tendência se deve às mudanças no perfil e no comportamento do público feminino, cada vez mais independente sob o ponto de vista financeiro. “Casadas, solteiras, separadas, com ou sem filhos, hoje as mulheres se lançam sem medo no mercado de trabalho e assumem controle sobre as suas próprias finanças”, diz Valéria, doutora em Psicologia Clínica com ênfase em Psicologia do Dinheiro.

Valéria percebe “maior visibilidade e relevância” das mulheres no aspecto econômico, deixando no passado o tempo em que dinheiro era assunto de homem. “O valor da mulher nas finanças de casa sempre existiu, mas era algo interno, associado ao que chamamos de ‘economia do cuidado’. Mesmo sem gerar renda, elas produziam o trabalho de cuidar da casa e, dessa forma, economizavam em despesas, como alimentação, limpeza e outras”, explica. “Mas não eram reconhecidas como líderes do processo”, completa.

Veja a íntegra da pesquisa.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + dezenove =