Brasil
Quase 10 mil indígenas disputam vagas no Concurso Nacional Unificado, diz ministério
No processo seletivo são oferecidos 502 postos para a Funai, sendo 30% deles destinados aos povos originários.

O Concurso Nacional Unificado atingiu a marca de 9.339 indígenas inscritos. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), eles estão concorrendo a vagas na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), sendo 6.641 candidatos a vagas com exigência de nível médio e 2.698 a oportunidades que exigem formação superior.
Segundo a pasta, no processo seletivo são oferecidos 502 postos para a Funai, sendo 30% deles destinados a indígenas. “A procura dos povos indígenas nos surpreendeu positivamente”, afirmou José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI.
A decisão de destinar 30% das vagas da Funai a candidatos identificados como indígenas é respaldada pela Lei 14.724, regulamentada pelo Decreto 11.839/2023 e pela Portaria MGI/MPI/Funai 63/2023.
Documentos
A documentação comprobatória do pertencimento étnico dos candidatos indígenas foi enviada no momento da inscrição, como previsto nos editais.
“A reserva de vagas para indígenas representa um passo crucial na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao abrir espaço para que os povos originários participem ativamente na gestão e formulação de políticas que lhes dizem respeito, o país reafirma seu compromisso com a valorização da diversidade e o respeito aos direitos humanos fundamentais”, finalizou José Celso Cardoso.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário