Conecte-se conosco

Economia

Pesquisa revela preocupação dos consumidores com redução de gastos e metas de economia em 2024

Levantamento da Serasa mostra que 84% das pessoas com nome limpo acreditam que vão conseguir pagar suas contas em dia ao longo deste ano

Após um ano marcado pelo combate ao endividamento, com recordes de negociações estimuladas pelo programa Desenrola Brasil do governo federal e outras iniciativas, o debate sobre educação financeira atingiu um estágio mais amplo. Pesquisa da Serasa, com apoio técnico do Instituto Opinion Box, mostra que a maioria dos consumidores brasileiros quer colocar metas para economizar (37%) e diminuir gastos do dia a dia (36%), em 2024.

Planos financeiros

O levantamento — que ouviu 4.471 pessoas em dezembro — mostra que 84% dos consumidores com nome limpo acreditam que certamente vão conseguir pagar suas contas em dia ao longo de 2024.

— Ao se livrar das pendências, o consumidor se sente mais animado e confiante para os próximos passos. A pesquisa acompanha o movimento de aumento de renegociações e a preocupação com o planejamento financeiro que se intensificou em 2023 — explica Patricia Camillo, gerente da Serasa e especialista em finanças pessoais.

Os consumidores que ainda têm dívidas descrevem a relação com o dinheiro em 2023 usando a palavra “dificuldade” (31%). Eles, porém, também se mostram otimistas: tanto por quem está com nome limpo (35%), quanto por quem entrou no ano novo com alguma pendência (34%). “Organização” deve definir os hábitos financeiros de 2024.

Por outro lado, os adimplentes (que quitaram dívidas) planejam investir (28%), cuidar da saúde (28%), continuar pagando suas contas em dia (25%), empreender (23%) e viajar (21%).

Mesmo os consumidores que tiveram dificuldades para pagar suas dívidas demonstram otimismo: 57% acreditam que conseguirão enfim pagar os débitos, 29% querem investir em cuidados com a saúde, 19% sonham aplicar o dinheiro, 18% desejam empreender e 16% fazem planos de viagens.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =