Conecte-se conosco

Amazonas

Ranking de Competitividade dos Estados de 2023 apontou o Amazonas entre os últimos em segurança pessoal e patrimonial e em educação

O ranking anual é feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil

O Estado do Amazonas permaneceu entre os três últimos lugares (25º) nos indicadores de ‘Segurança Pessoal’ e ‘Segurança Patrimonial’ no Ranking de Competitividade dos Estados 2023. Em Educação, o Estado perdeu uma posição e ficou em 23º lugar.

ranking-de-competitividade-dos ranking-de-competitividade-dosO ranking anual é feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. E tem a parceria da Tendências Consultoria e a startup Seall.

A classificação no ranking considera pontos distribuídos entre 99 indicadores relacionados a infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação.

Segurança

De acordo com o Ranking, o Amazonas exibiu o maior avanço de posição no pilar Segurança, com salto de 10 colocações, passando da 24ª para 14ª posição.

ranking-de-competitividade-dos
O Estado apresentou melhora relativa nos indicadores de Déficit Carcerário (+5 posições), Atuação do Sistema de Justiça Criminal (+1) e Mortalidade no Trânsito (+1), além de ocupar posição favorável no novo indicador de Violência Sexual (2ª posição).

E, além de ficar em último lugar em‘Segurança Pessoal’ e ‘Segurança Patrimonial’, também perdeu posições nos indicadores ‘Presos sem Condenação’, e ‘Mortes a Esclarecer’.

Educação

ranking-de-competitividade-dos
O Ranking de Competitividade dos Estados 2023 aponta que o Amazonas ficou em último lugar (27º) entre os Estados, com nota zero, no indicador que considera o resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

O Estado ficou em 22º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − dez =