Conecte-se conosco

Brasil

Polícia Federal apreende rádios, armas, coletes e munição em operação na Terra Yanomami

A operação conta com apoio das Forças Armadas e, segundo a PF, os agentes vão realizar uma nova rodada de ataques aos garimpos ilegais.

policia-federal-apreende-radio

Áreas de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) deu início a mais uma ação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Os agentes apreenderam nesta quarta-feira (17) armas, rádios comunicadores, munição, coletes à prova de balas e destruíram um acampamento de garimpeiros ilegais que voltaram para o território.

A operação conta com apoio das Forças Armadas e, segundo a PF, os agentes vão realizar uma nova rodada de ataques aos garimpos ilegais que atuam dentro da Terra Indígena Yanomami, com destruição de acampamentos ilegais ou outros pontos de auxílio que encontrarem.

Em dezembro passado, a PF deflagrou uma operação para desarticular um esquema de financiamento e exploração ao garimpo ilegal na região. Quatro pessoas foram presas e a Justiça Federal também determinou o bloqueio de R$ 240 milhões dos investigados.

Para a PF, esse é o lucro que o grupo teria tido com extração ilegal no território indígena.

As investigações identificaram transações financeiras relacionadas à venda de cassiterita extraída ilegalmente da região para um dos maiores produtores mundiais de estanho (metal). As investigações apontam que apenas em um período de cinco meses, em 2021, mais de R$ 166 milhões de cassiterita teriam sido comprados.

Integrantes da PF de Roraima informaram à CNN Brasil que novas ações serão feitas no mesmo sentido no combate ao garimpo ilegal.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 6 =