Conecte-se conosco

Amazonas

IBGE: Vendas no comércio varejista do Amazonas caíram 4% em novembro de 2023, frente a outubro

O volume de vendas do comércio varejista ampliado cresceu 4,7%, no comparativo entre novembro do ano passado com novembro de 2022.

vendas-no-comercio-varejista-d

Em novembro de 2023, o volume de vendas do comércio varejista no Amazonas variou -0,4%, frente a outubro, na série com ajuste sazonal. Frente a novembro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 2%. Os dados são da Os dados mais recentes da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 17/1.

vendas-no-comercio-varejista-d

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 1,4% em novembro de 2023, comparado ao mês de outubro do mesmo ano, no Amazonas. No ajuste anual, o volume de vendas do comércio varejista ampliado cresceu 4,7%, no comparativo entre novembro do ano passado com novembro de 2022.

vendas-no-comercio-varejista-d

Brasil

O volume de vendas do comércio varejista no Brasil variou 0,1% em novembro de 2023, frente a outubro, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral também foi de 0,1% em novembro.

Frente a novembro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 2,2%, sexta variação positiva consecutiva. O acumulado do ano chegou a 1,7% e o acumulado nos últimos 12 meses, a 1,5%.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 1,3% em novembro. A média móvel foi de 0,4%. O acumulado no ano foi de 2,6% % e o acumulado em 12 meses, de 2,3%.

vendas-no-comercio-varejista-d

A variação de 0,1%, na margem, do mês de novembro, representa estabilidade pelo segundo mês consecutivo, uma vez que em outubro o indicador foi de -0,3% e em setembro havia sido de 0,6%. Vale destacar que, dos últimos seis meses, os resultados positivos de julho (0,8%) e de setembro (0,6%) foram os únicos a apresentar variação fora da faixa de -0,5% a +0,5% (em junho foi 0,2% e agosto havia sido -0,1%).

Por outro lado, o período de agosto a novembro registra um crescimento de patamar, da série ajustada sazonalmente, de 1,2% frente a maio. Com isso, o varejo brasileiro se situa, em novembro, 1,9% abaixo do recorde da série, ocorrido em novembro de 2020.

Seis das oito atividades apresentam resultado positivo, na série com ajuste sazonal

Essa variação de 0,1% no volume de vendas do comércio varejista na passagem de outubro para novembro de 2023 teve taxas positivas em seis das oito atividades pesquisadas: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,6%), Móveis e eletrodomésticos (4,5%). Tecidos, vestuário e calçados (3,0%), Combustíveis e lubrificantes (1,0%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%). Por outro lado, entre outubro e novembro de 2023, dois dos oito grupamentos pesquisados mostraram queda: Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,6%).

Já o comércio varejista ampliado, na série com ajuste sazonal, apresentou dois resultados positivos: Veículos e motos, partes e peças, com 4,0% e Material de construção, com 0,4%,


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 15 =