Economia
Ano de 2024 terá 12 feriados nacionais sem expediente bancário. Confira e programe-se
Quatro serão no sábado ou domingo, quando já não há atendimento presencial ao público nas agências, mas o restante cairá em dias úteis.
O ano de 2024 terá 12 feriados nacionais em que não haverá expediente bancário. Quatro serão no sábado ou domingo, quando já não há atendimento presencial ao público nas agências, mas o restante cairá em dias úteis. Por isso, os consumidores devem se programar (veja a lista no final).
Além dos dias de feriados, outras duas datas também impactam no funcionamento das agências. Na Quarta-feira de Cinzas (14/2), o início do expediente será ao meio-dia, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.
Já no dia 31 de dezembro, último dia do ano, as agências bancárias tradicionalmente não abrem ao público.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta que, nas datas em que não houver expediente nas agências, os clientes devem utilizar preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativos dos bancos, para a realização de transferências e pagamentos de contas.
Carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, gás etc.) vencidos nos feriados, ou no último dia útil do ano, poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento via caixa eletrônico, internet banking ou atendimento telefônico do banco.
Veja os feriados bancários de 2024:
- Segunda-feira (12/2) e terça-feira (13/2) de carnaval
- Sexta-feira da Paixão (29 de março)
- Tiradentes (21 de abril)
- Dia do Trabalho (1º de maio)
- Corpus Christi (30 de maio)
- Independência do Brasil (7 de setembro)
- Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)
- Dia de Finados (2 de novembro)
- Proclamação da República (15 de novembro)
- Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro)
- Natal (25 de dezembro)
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário