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Amazonas

R$ 290,3 milhões: orçamento da Secom do AM para publicidade e propaganda dobra em 2024 e é o maior da história

Desde o primeiro ano, em 2019, até 2023, a gestão de Wilson Lima já empenhou na Secom R$ 674,73 milhões e pagou R$ 635, 64 milhões.

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O orçamento autorizado do governo do Amazonas para a Secretaria de Comunicação (Secom), em 2024, segundo ano do segundo mandato do governador Wilson Lima (UB), é de R$ 290,394 milhões, o maior da história Estado, de acordo com dados oficiais no Portal da Transparência da Secretaria de Fazenda (Sefaz). O orçamento é o 12º maior entre 88 unidades orçamentárias do Estado, que incluem as secretarias e outros órgãos públicos.

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Desde o primeiro ano, em 2019, até 2023, a gestão de Wilson Lima já empenhou na Secom R$ 674,73 milhões e pagou R$ 635, 64 milhões, para produtoras de conteúdo, influenciadores, agências de publicidade e propaganda e veículos de comunicação, incluindo sites, tvs e rádios. Os valores não incluem os gastos com publicidade e propaganda de outros órgãos do estado.

O valor do orçamento autorizado para 2024 é mais que o dobro, ou 2,13 vezes maior, do que o valor total de pagamentos realizados pela Secom em 2023, que somaram R$ 135,785 milhões, também de acordo com o Portal da Transparência da Sefaz.

Em 2018, último ano da gestão anterior a de Wilson Lima, a Secom empenhou R$ 57,629 milhões e pagou R$ 56,249 milhões. O orçamento previsto para a secretaria, em 2024 aumentou 5,16 vezes com relação ao de 2018, enquanto o orçamento do Estado aumentou quase 2 vezes: foi de R$ 15,468 bilhões em 2018 e é de R$ 30,1 bilhões em 2024.

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De acordo com o portal do governo do Estado na internet, a Secom é um órgão da administração direta do Poder Executivo, responsável pela definição de diretrizes, coordenação e o desenvolvimento da política de comunicação social do Governo Estadual, atuando no segmento de comunicação pública e publicidade institucional.

Tem como “missão precípua tornar públicas todas as informações relativas às ações da administração pública estadual, atuando em conjunto com as assessorias de comunicação dos demais órgãos de Governo e, também, coordenando as campanhas publicitárias desenvolvidas pelas agências de publicidade licitadas para atender ao Governo”.

Os principais contratos da Secom, até o ano passado, eram com as empresas Mene e Portella Publicidade Ltda., Kintaw Design e Publicidade Ltda., View 360 Publicidade e Comunicação Integrada Ltda e 1001 Filmes Produções e Eventos.

Veja neste link a previsão orçamentária inicial para os órgãos do governo para 2024, no Portal da Sefaz.


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