Amazonas
Pacientes relatam falta de medicamentos na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas
A FCecon é o hospital de referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental.
Pacientes do Hospital da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) que tentaram receber as medicações Letrazol e Anastrozol no início desta semana receberam a informação de que essas medicações estão em falta e, talvez, sejam compradas somente em março. A FCecon, unidade do governo estadual, é um hospital de referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental.
De acordo com os relatos também há redução nos atendimentos de exames de mamografia e ultrassonografia, o que leva a demoras de quase um dia inteiro para fazer os exames.
Jamison Maia, filho de paciente oncológica, disse que, no último dia 12de janeiro, foi à FCecon, como de costume, todos os meses, buscar a medicação da mãe, que faz tratamento oncológico. Chegando, lá, relatou, se deparou com uma fila, com as pessoas reclamando que não havia a medicação.
“É uma medicação de alto custo, cara, que a maioria dos pacientes não tem a mínima condição de comprar, nem sequer um mês”, disse. Segundo ele, não há previsão para a chegada do medicamento. “É um absurdo esse descaso com a saúde pública”, criticou, lembrando que os pacientes não podem ficar sem o medicamento. “Wilson Lima (governador do Estado, brinca com a saúde”, afirmou.
Andréia Leite, paciente da FCecon, relatou dificuldades para fazer um exame de ultrassom. Ela disse que nunca demorou tanto para ser atendida. O mesmo relato foi feito por Dalila Lacerda, também paciente da unidade.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário