Amazonas
Consórcio Amazônia lança na COP 28 plano estratégico para desenvolvimento sustentável
Lançamento reuniu governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal.
O Consórcio Amazônia lançou durante a COP 28, em Dubai, um plano estratégico de desenvolvimento sustentável. O planejamento deve ser aplicado nos próximos 10 anos.
O lançamento reuniu governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal. Segundo o acordado entre os dirigentes, as linhas de ação devem começar a ser aplicadas no ano que vem.
No plano serão trabalhados três pilares: o econômico, o social e o ambiental. Ao longo do documento, também foram criadas mais de 60 metas. A ideia é de que elas sejam alcançadas até 2024.
A Fundação Dom Cabral ajudou a construir o documento. De acordo com Paulo Roberto Guerra, diretor de programas da Fundação Dom Cabral para Gestão Pública, instituição que deu o suporte técnico e metodológico para o desenvolvimento do documento, o plano é um reconhecimento por parte dos governos da Amazônia Legal de que não existe desenvolvimento se não houver uma boa gestão. “Esse plano é o desejo dos estados de construírem uma priorização daquilo que eles precisam fazer para entregar um processo de desenvolvimento e bem-estar para a população amazônica”, disse.
A iniciativa visa alinhar as ações dos governos estaduais, que já desenvolvem metas individuais na busca do desenvolvimento sustentável dos estados.
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é formado pelo nove estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A missão do grupo é promover o desenvolvimento sustentável na região.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário