Amazonas
Governador por quatro mandatos no Amazonas, Amazonino Mendes completaria 84 anos nesta quinta-feira (16/11)
Amazonino também foi prefeito de Manaus por três mandatos e senador.
O ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, completaria 84 anos, nesta quinta-feira (16/11). Ele nasceu em Eirunepé no dia 16 de novembro de 1939 e faleceu no dia 12 de fevereiro de 2023, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP). Foram quase 40 anos de vida pública no Estado.
Amazonino governou o Amazonas por quatro vezes. Também foi prefeito de Manaus por três mandatos e senador. Filho de Armando de Souza Mendes e Francisca Gomes Mendes, Amazonino foi casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes que morreu em 2015, com quem teve três filhos.
Em abril de 1983, iniciou a carreira política ao ser nomeado prefeito da capital. Em seu mandato, deu especial atenção à urbanização dos bairros periféricos. Logo em seguida, em 1987, Amazonino iniciou o primeiro mandato como governador. Entre 1991 e 1992, exerceu o cargo de senador da República.
Em 1994, Amazonino foi novamente eleito governador do Amazonas, já no primeiro turno. Depois foi reeleito em 1998. Em seu governo, criou o polo graneleiro de Itacoatiara (AM) e a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).
Implantou também o programa denominado Terceiro Ciclo, destinado a promover o desenvolvimento do interior do estado através da produção de grãos.
Amazonino criou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2001. No mesmo mandato intensificou a construção de escolas e postos de saúde pelo estado.
Em 2008 foi eleito novamente à prefeitura. Em 2017 voltou a assumir o Governo do Amazonas após eleições suplementares para substituição do então governador José Melo.
Ao longo de sua vida, Amazonino recebeu diversas homenagens, como, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, Grau de Grã-Cruz, Superior Tribunal do Trabalho (1987); medalha de Honra ao Mérito, conferida pela SUDAM (1991); comenda de Ordem ao Mérito de Tocantins, Grau de Grão-Cruz, conferida pelo Estado de Tocantins (1991); Grande Medalha da Inconfidência, outorgada pelo Estado de Minas Gerais; cidadão Benemérito de Todos os Municípios do Estado do Amazonas; cidadão Benemérito da Cidade de Miami Beach – USA; e cidadão Benemérito do Município de Praia Grande – SP.
Amazonino também foi o criador e presidente do Forum dos Governadores da Amazônia. Também foi o mentor, em 1987, do Instituto Superior de Estudos da Amazônia (ISFA), e, posteriormente, foi eleito presidente do órgão por unanimidade pelos Governadores dos estados integrantes da Amazônia Legal.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário