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Amazonas

Deficiência no atendimento provoca superlotação e filas na Central de Medicamento do Amazonas na véspera do feriadão

Quem recorre à Cema precisa esperar, em média, por mais de duas horas para ser atendido.

A deficiência no sistema de atendimento da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) tem provocado longas filas, superlotação, tempo de espera prolongado e revolta entre os usuários. E a situação se agrava nas vésperas de feriados prolongados. Esse setor do Governo do Estado , vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), é responsável pela distribuição de medicamentos de uso contínuo e de alto custo.

Quem recorre à Cema precisa esperar, em média, por mais de duas horas para ser atendido. “Em plena época de tecnologia, a Cema adota ainda um sistema arcaico, que trava o atendimento e dificulta a vida de todas as pessoas. Primeiro, temos que ficar na primeira fila, para entregar a receita. Depois, em outra fila, esperamos mais um longo tempo para que um funcionário chame, em voz alta, quem vai receber o medicamento”, reclamou indignada uma das usuárias, que preferiu não se identificar, nesta quarta-feira,01/11.

Além do sistema ineficiente de atendimento, os usuários denunciam que a SES não colocou número suficiente de servidores para atender a demanda. Nos dias que antecedem feriados, nas segunda ou sexta-feira muitas pessoas recorrem à Cema para se abastecerem de medicamentos e encontram lentidão e poucos atendentes aptos para despachar as receitas.

“A falta de organização e o desrespeito são evidentes. Muitas pessoas que estão aqui são idosos, pacientes com doenças graves e com comorbidades. Não podem se expor ao longo tempo de espera e ao ‘vai-e-vem’ para despachar uma receita. O governo do estado tem a obrigação de encontrar uma solução para este problema”, disse a usuária.
O atendimento é por ordem de chegada. Quando as cadeiras na parte interna ficam ocupadas, a fila se estende para a área externa. Os servidores precisam gritar para chamar as pessoas, que muitas vezes não ouvem e perdem a vez, o que demonstra desorganização.

O 18horas pediu informações à SES sobre a deficiência no atendimento da Cema. Assim que chegar, a resposta será incluída neste texto.


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