Economia
Dólar fecha acima de R$ 5 pela 1ª vez; Bovespa desaba quase 14%, nesta segunda
Bolsa brasileira teve o 5º ‘circuit breaker’ em 6 pregões. Negociações também pararam nos EUA.
As principais bolsas do mundo enfrentaram mais um dia de forte queda nesta segunda-feira (16), após dados mostrarem um forte tombo na economia chinesa e com o novo corte surpresa na taxa de juros dos EUA não conseguindo acalmar os mercados.
O dólar teve forte alta, e fechou acima de R$ 5 pela primeira vez, enquanto a Bovespa caiu quase 14%. Já as principais bolsas europeias fecharam com quedas de cerca de 5%.
Nesta segunda, a turbulência nos mercados provocou a interrupção das negociações tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, onde as quedas atingiram o limite para o acionamento do chamado ‘circuit breaker’ – aqui, a primeira interrupção acontece quando o Ibovespa cai mais de 10%; nos EUA, quando os índices recuam 7%.
No Brasil, o mercado reduziu para 1,68% a estimativa de crescimento do PIB em 2020, segundo o boletim Focus do BC.
A produção industrial na China caiu 13,5% em ritmo anual nos 2 primeiros meses do ano, na primeira contração em quase 30 anos. Já as vendas no varejo recuaram 20,5% na comparação com os dois primeiros meses de 2019.
No Japão, a Bolsa de Tóquio fechou com uma queda de 2,46%, depois que o Banco Central japonês decidiu criar um novo programa de empréstimos para ajudar o financiamento de pequenas empresas afetadas pela crise de saúde, e aumentar as compras de papéis comerciais e títulos corporativos.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário