Conecte-se conosco

Amazonas

Pesquisadores do Inpa encontram em Presidente Figueiredo, no Amazonas, uma cobra que ‘canta’

Inicialmente, os pesquisadores cogitaram que o som poderia ter vindo de outro animal. Mas estudos posteriores confirmaram que a origem estava na cobra.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) fizeram recentemente o primeiro registro da vocalização de uma cobra na América do Sul. O estudo sobre o caso da serpente papa-lesma, da espécie Dipsas catesbyi, foi publicado na revista científica Acta Amazonia em setembro deste ano.

A cobra também é conhecida como dormideira, falsa-jararaca e jararaquinha-do-brejo. A papa-lesma pode ser encontrada na Amazônia e na Mata Atlântica. O som produzido pelo animal foi registrado em vídeo.

A descoberta foi feita em 2021 pelos cientistas Igor Yuri Fernandes, Alexander T. Mônico e Esteban Diego Koch. Durante uma trilha noturna no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas, em busca de sapos, rãs, pererecas e serpentes, o trio de bolsistas do Inpa encontrou uma papa-lesma.

“Os bolsistas decidiram filmar os hábitos do comportamento que a serpente tem, como de esconder a cabeça. Ao ser manuseada na mão, a papa-lesma emitiu um som, parecido com um grito, que foi registrado em vídeo”, explica o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em nota.

Inicialmente, os pesquisadores cogitaram que o som poderia ter vindo de outro animal. Mas estudos posteriores confirmaram que a origem estava na cobra.

— Descobrir que uma cobra vocaliza é virar a herpetologia (estudo de anfíbios e répteis) na América do Sul de cabeça pra baixo! A repercussão está sendo enorme com o achado e a melhor parte é ver as pessoas achando fofo uma cobra, com todos os seus estigmas sociais sendo bonitinha. Acho que além do valor científico gigante desta descoberta, o retorno por meio da educação ambiental é maravilhoso — explica Igor Fernandes, que também é fundador do Projeto Suaçuboia.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + três =