Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas já soma mais de 8 mil denúncias de violações de direitos humanos em 2023

São consideradas violações qualquer fato que atente ou viole os direitos humanos de uma vítima, como maus tratos, exploração sexual e tráfico de pessoas.

A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos registrou, pelo Disk 100, até o último dia 16 deste mês de outubro 8.109 denúncias de violações de direitos humanos no Amazonas, somando todas categorias vulneráveis. São consideradas violações qualquer fato que atente ou viole os direitos humanos de uma vítima, como maus tratos, exploração sexual e tráfico de pessoas.

DENÚNCIAS FEITAS NO AMAZONAS NO 1º SEMESTRE DE 2023

Como uma denúncia pode conter mais de um tipo de violação de direitos humanos, foram registradas 53.811 violações a partir das quase 52 mil denúncias registradas pelo Disque 100, serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania destinado a receber demandas relativas a violações de direitos humanos, especialmente as que atingem populações em situação de vulnerabilidade social.

Brasil

Em todo o País, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos registrou, até o terceiro trimestre deste ano, 51.734 denúncias contra os direitos humanos de pessoas com deficiência (PCDs). Os DENÚNCIAS FEITAS NO AMAZONAS NO 2º SEMESTRE DE 2023               dado, indicam aumento de 150% na comparação com o trimestre anterior. No total, o ano de 2023 aponta 383.944 denúncias de violações de direitos humanos, somando todas categorias vulneráveis.

Os números do Painel de Dados da Ouvidoria mostram que, entre os principais tipos de denúncia contra violação de direitos de PCDs do Brasil, estão os que dizem respeito à exposição a risco à saúde, maus-tratos ou abandono; tortura psíquica e insubsistência afetiva; a desassistência em relação a direitos sociais, à saúde e alimentação. Também há casos em que é registrada a subtração de direitos civis, políticos e de liberdade individual, como retenção de documentos, acesso à informação e exercício de expressão e religião.

As unidades da Federação com registro de maior número de denúncias, entre janeiro e setembro, são os estados de São Paulo (13.231 denúncias), Rio de Janeiro (6.671), Minas Gerais (6.029), Bahia (3.168) e Rio Grande do Sul (2.691).

No caso das pessoas com deficiência no período analisado, foram registradas 307.484 violações a partir das quase 52 mil denúncias registradas pelo Disque 100.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + dez =