Brasil
Golpistas usam programa Voa Brasil para roubar dinheiro e dados de vítimas
Governo federal lançou alerta aos cidadãos
Criminosos vêm forjando sites — como se fossem do governo federal — em que cadastram cidadãos interessados em participarem do Voa Brasil, iniciativa do Executivo que oferecerá passagens aéreas nacionais a R$ 200. Além de roubarem os valores que seriam pagos pelos falsos bilhetes, os golpistas solicitam pagamento adiantado para a suposta inclusão no programa e, com isso, roubam dados pessoais e de cartões de pagamento das vítimas. O programa, porém, ainda nem foi lançado. A previsão é final de outubro.
O governo federal lançou um alerta aos brasileiros nesta segunda-feira (dia 16) avisando sobre o golpe. A União também explicou que o Voa Brasil está na reta final antes do lançamento, e que ainda não há regras definidas para a participação.
“Alertamos que o Governo Federal não está realizando o cadastro e nem solicitando valores para a inclusão no programa. Sugerimos que denuncie a prática pelos canais de atendimento ao usuário”, aponta o texto.
Ainda de acordo com o comunicado, quando o programa entrar em vigor, o governo não entrará em contato diretamente com o cidadão e também não permitirá a intermediação de terceiros. A ação será feita somente pelo interessado no portal oficial a ser lançado.
Denúncias sobre tentativas de golpes devem ser feitas pelo site Fala BR ou pelo e-mail do Ministério de Portos e Aeroportos — ouvidoria@mpor.gov.br.
As informações são do Extra.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário