Amazonas
Parte de porto de Itacoatiara, no Amazonas, desaba no rio; área está interditada pelo Dnit
A Prefeitura de Itacoatiara confirmou a relação entre o desabamento e o fenômeno natural da estiagem.
Parte de um porto caiu dentro do Rio Amazonas, em Itacoatiara, no Amazonas, na manhã desta quarta-feira (11). Não há registro de feridos nem de desaparecidos.
Após o acidente, o porto foi interditado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).
Segundo a Prefeitura de Itacoatiara, o acidente aconteceu no Porto do DNIT, conhecido como ‘Porto Novo’, no bairro Jauary 2. “A superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte já segue tomando medidas e realiza o deslocamento de equipe técnica para realizar estudos do desabamento da estrutura metálica”.
De acordo com testemunhas, o acidente ocorreu após a passagem de um navio pelo porto. Uma onda provocada pela embarcação se deslocou até o porto, provocando a queda de parte da estrutura.
Em frente ao porto passam navios cargueiros que ancoram em outro porto maior, situado próximo à local.
O solo que sustenta o porto já apresentava erosões provocadas por “terras caídas”, fenômeno comum neste período de seca no Amazonas. A Prefeitura de Itacoatiara confirmou a relação entre o desabamento e o fenômeno natural da estiagem.
Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. Segundo o Corpo de Bombeiros de Itacoatiara, o acidente não deixou vítimas. A corporação informou, ainda, que a área isolada.
O DNIT emitiu uma nota para informar sobre o desmoronamento e medidas a serem tomadas:
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para a interdição da nova Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Itacoatiara, no Amazonas. A estrutura foi isolada na manhã desta quarta-feira (11) logo após o deslizamento de terra no talude de contenção.
O DNIT acionou a Defesa Civil e a Marinha do Brasil, para auxiliar nas ações de isolamento do local. No momento a equipe do DNIT, juntamente com as empresas responsáveis pela IP4, está mobilizada a fim de realizar a avaliação do ocorrido e planejar ações para a retomada das operações na estrutura o quanto antes.
O DNIT orienta aos usuários que precisarem embarcar/desembarcar no município que se dirijam para a outra Instalação Portuária existente (Itacoatiara – Antigo).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário