Conecte-se conosco

Amazonas

Brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais chega a Iranduba (AM)

A equipe começou a atuar nesta terça-feira (03/10), uma semana após Manaus ser invadida por uma espessa camada de fumaça.

Brigadistas do Ibama chegam a Manaus para combater incêndios na Região Metropolitana. (Foto: Antônio Lima/Secom)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que recebeu 23 agentes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfog, na segunda-feira (02/10 para atuar no combate a incêndios em cidades próximas a Manaus.

A equipe começou a atuar nesta terça-feira (03/10), uma semana após Manaus ser invadida por uma espessa camada de fumaça. O primeiro trabalho será direcionado à extinção do incêndio na margem direita do Rio Negro, no município de Iranduba.Os agentes do Ibama vão ajudar o Corpo de Bombeiros, especialmente no combate às queimadas na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

“Como é uma área de turfa, que está pegando fogo na vegetação morta, a gente precisa cavar trincheiras e cortar esse material orgânico, para chegar no material mineral. É um trabalho árduo, complexo. Vamos iniciar com um reconhecimento do local, contando com todo apoio da nossa parte logística, para fazer essas atividades”, afirmou o chefe da Divisão de Monitoramento e Combate do Prevfogo, Lawrence Nóbrega de Oliveira.

O efetivo que chegou na segunda se junta a outros brigadistas do Prevfogo que estão no Amazonas desde setembro, atuando no combate aos focos de incêndios. O objetivo inicial é realizar análises de campo para adoção das melhores estratégias de combate.

Os brigadistas instalaram-se nas dependências do Corpo de Bombeiros de Iranduba onde encontrou as melhores condições de alojamento e pôde ficar a 20 minutos de carro do local onde devem iniciar os trabalhos.

O Ibama informo que ainda atua com brigadas contra incêndios florestais nos municípios amazonenses de Apuí e Humaitá, com um total de 134 pessoas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =