Amazonas
Ação para salvar botos na Amazônia mobiliza ONgs em Tefé, no interior do Amazonas
Atualmente, no período da estiagem, alguns pontos do lago indicam temperatura acima de 39°. de acordo com a medição realizada na água pelos técnicos da ONG.
A mortandade de mais de cem botos no lago de Tefé, no Amazonas, em menos de 1 semana neste mês de setembro, já mobiliza pesquisadores, gestores públicos e população do município situado a 521 quilômetros de Manaus. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) distribuiu uma nota para divulgar o fato e relatar as providências que estão sendo encaminhadas diante do evento incomum.
O fenômeno, de acordo com o ISDM, Organização Não Governamental que desenvolve pesquisas na área, pode estar relacionado ao aumento da temperatura da água do lago. Atualmente, no período da estiagem, alguns pontos do lago indicam temperatura acima de 39°. de acordo com a medição realizada na água pelos técnicos da ONG.
Enquanto as causas da mortandade ainda não forem conclusivas, equipes do IDSM, do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e instituições ligadas ao governo do estado e Prefeitura de Tefé estão envolvidas em fazer o resgate dos botos que ainda estão vivos no lago.
As entidades estão também reforçando as equipes para recolher as carcaças, fazer coletas de amostras para análise da água e verificar a possibilidade de doenças nos animais.
Nota distribuída pelo Instituto Mamirauá:
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário