Mundo
Cientistas anunciam segundo caso de cura de paciente com HIV
Homem, de 40 anos, foi diagnosticado soropositivo em 2003, passou por transplante de células-tronco e não apresenta sinais do vírus há 30 meses
Cientistas da Universidade de Cambridge anunciaram, hoje (10), o segundo caso de cura de um paciente que tinha o vírus HIV. O homem, de 40 anos, foi submetido a um transplante de células-tronco e não apresenta mais os sinais do vírus há 30 meses.
O novo relato, publicado na revista “The Lancet HIV”, chega dez anos depois do primeiro caso confirmado de uma pessoa que conseguiu se livrar do vírus HIV – que ficou conhecido como “paciente de Berlim”.
O novo registro, o “paciente de Londres”, foi diagnosticado soropositivo em 2003. Trata-se de Adam Castillejo, de 40 anos, que cresceu em Caracas, na Venezuela, e revelou sua identidade ao jornal “The New York Times”.
“Como o “paciente de Berlim”, o americano Timothy Ray Brown considerado curado em 2011, Adam foi submetido a um transplante de medula óssea para tratar um câncer de sangue e, assim, recebeu células-tronco de doadores portadores de uma mutação genética rara que impede o HIV de se estabelecer, o CCR5.
O fato de a cura do paciente de Berlim ter permanecido única por quase dez anos sugeriu a alguns que era apenas um caso de sorte. “Nossas descobertas mostram que o sucesso do transplante de células-tronco como tratamento para o HIV, relatado pela primeira vez há nove anos para o paciente de Berlim, pode ser replicado”, afirmam os pesquisadores, que agora esperam obter outros casos de sucesso.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário