Brasil
Meteorologia alerta para intensa onda de calor em vários estados do País, inclusive o Amazonas
A maior parte do país terá uma longa sequência de dias de sol forte e calor muito acima do normal para esta época do ano.
Esta última semana do inverno (a primavera começa oficialmente no dia 23 de setembro será marcada por uma forte onda de calor em grande parte do Brasil. O calor será frequente e intenso, sobretudo em áreas do interior de Santa Catarina, no estado do Paraná, em grande parte da Região Sudeste, no Centro-Oeste, no interior do Nordeste e também nos estados de Rondônia, Tocantins e em áreas do centro-sul do Pará e do centro-leste do Amazonas.
É o que preveem os sites de previsão meteorológicas Climatempo e Metsul, por causa do efeito de um bloqueio atmosférico, que não irá deixar as frentes frias passarem do Rio Grande do Sul. Em consequência, a maior parte do país terá uma longa sequência de dias de sol forte e calor muito acima do normal para esta época do ano.
A Climatempo adverte que o calor constante e excessivo pode causar desconforto, mal estar, além de outros problemas de saúde. A população deve ficar atenta às recomendações da Defesa Civil.
De acordo com a Climatmepo, o inverno vai se despedindo com uma forte onda de calor sobre o país. Neste final de estação, várias cidades podem registrar marcas históricas de calor! A primavera começa, oficialmente, neste próximo sábado, dia 23 de setembro, às 3h50 pelo horário de Brasília.
Será uma despedida de inverno quente e com o pico do calor esperado para este próximo final de semana (23 e 24 de setembro), principalmente nas capitais: Curitiba, São Paulo e Rio De Janeiro. Há possibilidade para novos recordes de calor do ano no decorrer dos próximos dias! No interior do Brasil, o calor extremo deve se estender por toda a segunda quinzena de setembro.
A população também deve se manter hidratada e com atenção para a prática de atividades físicas ao ar livre durante os picos de calor.
A MetSul Meteorologia, geradora de conteúdo de informação meteorológica do Conesul, diz que a onda de calor que foge ao normal atingirá grande parte do país com marcas extremas e possivelmente recordes em alguns estados.
Segundo a MetSul, as marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos. Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil nos próximos dias. Já faz muito calor neste começo de semana no Centro-Oeste e no Sudeste, mas na segunda metade da semana a massa de ar se reforça ainda mais com temperatura atipicamente elevadas, mesmo calor intenso não sendo incomum nestas áreas do território nacional no mês de setembro.
Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades. Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo. A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas em particular na região do Pantanal e proximidades. Esta região do Centro-Oeste vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário