Brasil
Reuters: milhares de carregamentos de madeira saíram de porto da Amazônia sem autorização do Ibama
Autorizações de exportação deixaram de ser exigidas pelo instituto por ordem do presidente do Ibama
Milhares de carregamentos de madeira saíram de um porto da Amazônia sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no último ano. A informação é da agência Reuters, que alerta para o risco de o material ser originário de terras desmatadas ilegalmente.
As duas fontes ouvidas pela publicação, que trabalham no Ibama e pediram anonimato, contaram à Reuters que autorizações de exportação deixaram de ser exigidas pelo instituto por ordem do presidente do Ibama, Eduardo Bim, depois de contato das autoridades alfandegárias da Europa e dos Estados Unidos.
As mudanças feitas pelo presidente do Ibama rejeitaram uma análise técnica de cinco analistas do Ibama que argumentaram que as aprovações de exportação deveriam permanecer em vigor.
Questionado pela agência sobre a situação, o Ibama respondeu com uma descrição técnica detalhada do atual processo de exportação de madeira, mencionando apenas autorizações de exportação concedidas pela Receita Federal, e destacando que o instituto ainda pode inspecionar cargas de madeira destinadas à exportação.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário