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Manaus

Dia ‘D’ da alfabetização tem programação especial nas escolas da rede pública de Manaus

A ação faz parte do “Alfabetiza Manaus”, mais uma das atividades realizadas pelo “Educa+Manaus” que busca erradicar o analfabetismo na capital amazonense.

As escolas da Prefeitura de Manaus, que atendem alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, realizaram, nesta segunda-feira, 14/8, o dia “D” da alfabetização da Secretaria Municipal da Educação (Semed). A ação faz parte do “Alfabetiza Manaus”, mais uma das atividades realizadas pelo “Educa+Manaus”. Essa iniciativa busca erradicar o analfabetismo na capital amazonense.

A ação marca o início do apoio que as escolas vão receber dos assessores pedagógicos no processo de alfabetização e da utilização do material pedagógico criado pela Divisão do Ensino Fundamental (DEF), que faz parte da Subsecretaria Municipal de Gestão Educacional.

De acordo com o coordenador dos anos iniciais, professor Alexandre Romano, o movimento é uma estratégia determinada pelo prefeito David Almeida e pela secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, para atender alunos, que por algum motivo não consolidaram o processo de alfabetização.

“Conseguimos identificar na rede uma quantidade significativa de jovens e crianças que ainda não consolidaram o processo de alfabetização e na gestão do prefeito David e da secretária Dulce, foi determinado que fosse criado uma ação específica para consolidar o processo de alfabetização entre o 4º e o 9º ano”, explicou.

Alexandre ressaltou ainda sobre o caderno de apoio. “Esse caderno é todo focado justamente para orientar o processo de alfabetização, que deve ser utilizado pelos professores, pais e alunos de uma forma dinâmica, para conseguirmos consolidar esse processo”, afirmou.

As escolas municipais Firme na Fé e Maria Rufina de Almeida, no bairro Alvorada 1, zona Oeste da capital, realizaram a atividade, que contou com a presença de pais ou responsáveis dos alunos.

Na Firme na Fé, cerca de 50 alunos do 4º e 5º devem participar da ação. A dinâmica da unidade de ensino é de responsabilidade do professor regente, que deve organizar a turma em dois grupos. “Nós teremos dois ambientes na sala de aula, com alunos alfabetizados e não alfabetizados. Os alfabetizados seguem a proposta curricular e os não alfabetizados seguem as orientações do caderno pedagógico”, explicou a gestora da unidade, Rosely Lira.

Para Jozeleide Xavier, mãe da Ana Beatriz Libório, é muito importante que os pais participem dessas atividades na escola, para entender como deve ser feito o acompanhamento dos filhos em casa. “É muito importante que o pai seja presente na educação dos filhos, eu acompanho todas as tarefas da minha filha, estou sempre presente na escola, porque entendo que esse é um trabalho que funciona em conjunto, família e escola”, salientou Jozeleide.

Já na Maria Rufina, que terá a participação de 69 alunos, essa atividade concretiza as ações pedagógicas desenvolvidas na escola.

“Nós já realizamos atividades de nivelamento, que onde identificamos em que nível de aprendizagem o aluno está e daí tomamos algumas medidas para avançar no ensino dele. Agora com essa ação do ‘Educa+Manaus’, teremos mais um auxílio de como atender os alunos que não têm a alfabetização consolidada, para que consigam finalizar o processo”, afirmou a professora do 4º ano, Renata Rocha.


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